Abastecimento

ONS eleva expectativas para chuvas e reservatórios do país

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta quinta-feira, 17, previsões mais otimistas para o mês de abril, ante as expectativas divulgadas na semana passada, com melhores perspectivas de chuvas, de armazenamento dos reservatórios e menor previsão de crescimento no consumo. As expectativas de chuvas para abastecimento dos reservatórios de usinas hidrelétricas neste mês de abril no Sudeste e no Centro Oeste passaram a 38,3% ao final do mês. A previsão da semana passada era de 36,8%.

As afluências esperadas para esta região no mês de abril passaram a 76% da média histórica, ante expectativa anterior de 71%. No jargão do setor elétrico, afluência é a quantidade de água dos rios convertida em energia. Segundo relatório da ONS, a revisão de fechamento de abril prevê afluências “levemente superiores às previstas na revisão anterior para os subsistemas SE/CO e Sul, e estabilidade para os subsistemas Nordeste e Norte”.

“Na semana de 19 a 25/04/2014, deverá ocorrer chuva fraca isolada nas bacias dos rios Uruguai, Jacuí e Iguaçu, e chuva fraca nas bacias dos Rios Paranapanema, Tietê, Grande, Paraíba do Sul, Paranaíba e São Francisco”, informou. O órgão destacou, no entanto, que as médias de afluências verificadas no primeiro trimestre de 2014 para os subsistemas SE/CO e Nordeste situam-se na posição de terceiro pior do histórico de 82 anos.

A previsão para o nível dos reservatórios na região Sul no fim de abril passou de 42,8% para 43,4%, na comparação com a previsão de semana passada. No Nordeste, a previsão passou de 43,1% para 43,6%; no Norte, caiu de 90,6% para 90,4%. Outro ponto revisto pela ONS foi a expectativa de crescimento da demanda de carga de energia em abril em todo o país, que deverá ser de 3,9%. Na semana passada, a expectativa era de aumento de carga de 5,5% no mês. O Custo Marginal de Operação (CMO) para região Sudeste e Centro Oeste previsto é de R$ 996,67/MWh, ante R$ 1.172,31/MWh na semana anterior.

Voltar ao topo