Telefonia

Operadora TIM é multada em quase R$ 3 milhões

Alvo de inquérito do Ministério Público do Paraná, a TIM Celular agora foi multada pelo Procon-PR em R$ 2,7 milhões. Motivo: o grande número de reclamações contra a operadora de telefonia móvel. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, o órgão de defesa do consumidor prestou 465 atendimentos de consumidores contra a TIM, deixando a empresa em terceiro lugar na lista dos fornecedores mais reclamados no ano, atrás da Oi (804) e Claro (731). Mas, desde 2004, foram registradas 15.180 reclamações contra a TIM no Procon-PR, entre atendimentos e processos administrativos.

Segundo a coordenadora do órgão, Claudia Silvano, esta é a multa mais alta já aplicada contra a TIM no Estado. “Ela infringiu o Código de Defesa do Consumidor por má prestação de serviços (artigo 20), inadequação do serviço público (artigo 22) e publicidade enganosa (artigos 36 e 37)”, detalha. “Com crédito de R$ 17, teoricamente o cliente faria 68 ligações de R$ 0,25 de TIM para TIM, o que não acontece porque a ligação cai a todo o momento”, exemplifica.

De acordo com Claudia, as infrações são consideradas muito graves e o cálculo do valor da multa também levou em conta o número de consumidores lesados, a reincidência da empresa como reclamada e a capacidade econômica da infratora. Aos consumidores lesados, a orientação dela é reclamar: “não fique calado, que é o que normalmente as pessoas fazem”.

Recurso

A TIM tem dez dias para recorrer após receber a autuação do Procon-PR. Em nota, a operadora informa que ainda não foi notificada sobre a multa. “A operadora reitera, de toda forma, que tem a satisfação dos clientes como prioridade estratégica e trabalha constantemente para reduzir o número de reclamações recebidas e aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços e do atendimento prestado”, diz o comunicado.