Governo confirma rejeição de carne bovina pelos EUA

O Ministério da Agricultura convocou reuniões com representantes da indústria de carne bovina e das companhias farmacêuticas de produtos veterinários, em Brasília, após os Estados Unidos (EUA) rejeitarem um carregamento de carne processada de uma unidade do frigorífico JBS de Barretos (SP). O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Francisco Jardim, afirmou que uma carga da companhia foi refugada após o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar norte-americano detectar níveis do vermífugo ivermectina acima do permitido.

“O (Antonio Jorge) Camardelli, (presidente) da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) está vindo para uma reunião comigo hoje (17) e, na sexta-feira, teremos um encontro com as farmacêuticas”, disse Jardim. Segundo ele, até agora o governo foi notificado apenas da rejeição dessa carga da unidade do JBS na cidade paulista.

Os altos níveis de ivermectina na carne bovina processada já causaram o embargo do produto pelos Estados Unidos durante sete meses em 2010. O governo e as companhias foram obrigados a adotar uma nova revisão de avaliação do nível do vermífugo, reduzido de 100 partes por bilhão para 10 partes por bilhão, como exigido pelos norte-americanos. Com isso, em 24 de dezembro do ano passado, o embargo ao produto foi suspenso.

A assessoria da JBS também confirmou o refugo e informou que iria encaminhar um posicionamento oficial ainda hoje sobre o caso. A companhia teria ainda outras cargas em análise por parte da autoridade sanitária norte-americana.

Voltar ao topo