Para EUA, decisão da Fitch eleva desafio fiscal no país

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (EUA) disse que o relatório da agência de classificação de risco Fitch, que reafirmou hoje o rating (nota) AAA do país, “ressalta a importância do Congresso adotar medidas adicionais para resolver nossos desafios fiscais de longo prazo”. “O departamento continua a acreditar que os títulos do Tesouro são investimentos AAA”, disse o porta-voz Anthony Coley em comunicado.

Hoje a Fitch reafirmou a nota AAA dos EUA, com perspectiva estável, mas alertou que vai rever suas projeções após as decisões tomadas por um comitê conjunto do Congresso, que tem a missão de reduzir o déficit do país em pelo menos US$ 1,2 trilhão nos próximos dez anos. O comitê foi formado como parte do acordo para a elevação do limite de endividamento do país, aprovado pelos parlamentares no começo do mês.

“Uma revisão em alta nas projeções de médio e longo prazo para a dívida pública, seja como resultado de uma recuperação econômica mais fraca do que a esperada, seja pelo fracasso do comitê conjunto em chegar a um acordo sobre as medidas de redução do déficit em pelo menos US$ 1,2 trilhão, provavelmente resultará em uma ação de rating negativa”, disse a Fitch. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo