Alckmin negocia investimentos da Colômbia em SP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a presidente da Agência de Promoção do Turismo, Investimento e Exportação da Colômbia (Proexport), Maria Claudia Lacouture, iniciaram hoje conversas que poderão resultar em investimentos colombianos em São Paulo durante a Copa do Mundo de 2014. As conversas iniciadas em reunião bilateral que ocorreu em paralelo ao Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, em Bogotá, terão prosseguimento na capital paulista no dia 1º de setembro, quando a Proexport promoverá um evento para promoção da Colômbia aos investidores paulistas e levará a São Paulo 135 investidores colombianos.

De acordo com Maria Claudia, a ideia de se investir em São Paulo durante a Copa é mostrar para os paulistas o potencial turístico cultural da Colômbia. Além disso, diz a executiva, a iniciativa também visa estimular as empresas que já investem no Brasil a elevarem seus investimentos e as que ainda não investem a começarem a investir no país. Ela disse que pretende mostrar para o governador Alckmin e ao empresariado paulista que a relação com o Brasil poderá ser uma relação de ‘ganha-ganha’. Para Maria Claudia, as conversas com Alckmin se iniciam em um momento em que os governos brasileiro e colombiano começam a discutir acordos para que o Brasil possa ter acesso ao Oceano Pacífico por meio da Colômbia. “Estamos trabalhando para fechar acordo para o Brasil atingir o Pacífico.”

A presidente da Proexport diz estar bastante otimista também com as negociações para que o Brasil flexibilize suas leis sanitárias para a importação de atum da Colômbia. “Meu papel é estimular os negócios e não gostaria de entrar no campo da política, mas o Brasil é muito exigente, mas posso dizer que as negociações estão avançando”, disse em entrevista exclusiva à Agência Estado. No que diz respeito ao turismo, diz a presidente da Proexport, no ano passado, o número geral de turistas na Colômbia cresceu 10% enquanto no mundo caía 4%. E o número de turistas brasileiros cresceu 40% sobre 2009. (O repórter viajou a Bogotá a convite da Proexport – Agência de Promoção do Turismo, Investimento e Exportação do Ministério do Comércio e Indústria e Turismo da Colômbia)

Voltar ao topo