MAIS TRANSPARÊNCIA

Itália adota medidas para conter especulação financeira

A agência reguladora do mercado financeiro da Itália (Consob) aprovou, neste domingo (10), medidas que têm como objetivo aumentar a transparência do setor e combater a especulação, obrigando que os operadores, entre outras coisas, divulguem que estão assumindo posições vendidas a descoberto em determinados ativos a partir de um determinado nível.

As regras determinam que operadores divulguem para a Consob qualquer ordem de venda a descoberto – quando não se possui o ativo em questão – envolvendo ações que representem 0,2% ou mais do capital de determinada companhia.

Também será necessário divulgar ordens subsequentes de venda a descoberto que sejam equivalentes a 0,1% ou mais do capital da mesma empresa. As novas regras passarão a valer amanhã e devem vigorar até 9 de setembro.

Na sexta-feira (8), as ações de bancos da Itália sofreram queda acentuada em meio a receios com a instabilidade política do país e com a possibilidade de uma disseminação da crise da dívida soberana europeia para a economia italiana. As informações são da Dow Jones.