Preços dos imóveis ficam estáveis no Reino Unido

O aumento da demanda ajudou a evitar uma queda dos preços dos imóveis no Reino Unido em abril, mas a tendência de baixa deverá ser retomada nos próximos meses por causa do crescimento da oferta e da falta de confiança na economia do país, apontou a consultoria imobiliária Hometrack.

O preço médio das residências ficou estável em abril ante março, a primeira vez desde junho do ano passado em que não foi registrada uma queda na margem, informou a Hometrack. Na comparação com abril de 2010, no entanto, o recuo foi de 3,3%, a maior queda nessa base de comparação desde outubro de 2009.

Os preços dos imóveis têm sido prejudicados por uma mistura de fraca confiança na economia, escassez de crédito hipotecário barato e diminuição da renda real. Com o desemprego ainda elevado, poucas pessoas conseguem elevações salariais que compensem totalmente a inflação.

O diretor de pesquisa da Hometrack, Richard Donnell, disse que os preços pararam de cair em abril ante março porque o aumento da demanda não foi acompanhado por nenhuma expansão da oferta de casas no mercado. Mas ele prevê que isso irá mudar. “O segundo semestre de 2011 deverá surgir como uma nova fase na qual o aumento da oferta restringirá quaisquer melhorias nos níveis de preços”, disse Donnell.

“A confiança mais fraca do consumidor pode também resultar em uma desaceleração da demanda que faria crescer a pressão sobre os preços”, acrescentou ele. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo