Serasa Experian

Inadimplência sobe pelo sétimo mês seguido

A inadimplência do consumidor cresceu 3,5% em novembro, na comparação com outubro, o que representa a maior elevação entre os mesmos meses desde 2005. Esta foi a sétima alta mensal consecutiva, de acordo com indicador divulgado hoje pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito.

Na comparação com novembro de 2009, a inadimplência do consumidor subiu 23,2%, a maior alta entre os meses de novembro desde 2001. No acumulado de janeiro a novembro de 2010, ante o mesmo período de 2009, o indicador apresentou crescimento de 5%. No encerramento de 2010, de acordo com a Serasa Experian, o índice de inadimplência deve ficar próximo do verificado em 2009, quando houve expansão de 5,9%.

Segundo o Serasa Experian, a inadimplência se agravou em novembro. Desde junho de 2010, a inadimplência apresentava crescimentos mensais inferiores a 1,9%. A aceleração registrada em novembro, de acordo com a entidade, é resultado do maior endividamento, do comprometimento da renda do consumidor e do acúmulo de dívidas com as compras nas datas comemorativas do varejo, principalmente no Dia das Crianças.