Faltam caminhões para escoar a safra de grãos 2010

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Setcepar) confirma que estão faltando caminhões para o escoamento da safra 2010. Segundo Laudio Luiz Soder, Diretor do sindicato, diversos são os sinais.

“O frete (no agronegócio) está com o valor bem maior, se compararmos com o ano passado e há filas ininterruptas de caminhões para descarregar a safra, com problemas de estadias no porto de Santos, por exemplo”, explica.

Soder comenta que neste ano o frete para grãos subiu aproximadamente 20%. “O aumento pela procura para o escoamento, devido à grande produtividade das lavouras paranaenses, reflete no aumento da contratação de caminhões para o frete e, consequentemente, no valor cobrado por caminhoneiros e transportadoras”, afirma.

O Diretor do Setcepar destaca que muitos transportadores já estão recusando carga por não conseguir atender a demanda. “Algumas empresas, mesmo aumentando os preços, tiveram que optar por clientes e recusar novas ofertas. Está, sim, faltando caminhão neste momento, mas creio que até outubro esta situação esteja normalizada”, diz.

Voltar ao topo