Curitiba

Itaú-Unibanco consegue interdito para abrir agências em Curitiba

A greve dos bancários continua em todo o País e no Paraná muitas agências seguem fechadas. Ao todo são 239 agências bancárias fechadas em Curitiba e Região Metropolitana.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, apenas dois bancos estão com as agências abertas: o HSBC e o Itaú-Unibanco. “Estes bancos estão abertos em Curitiba devido a um interdito proibitório. No total são 119 bancos públicos fechados e 120 privados”, relatou a assessoria de imprensa do Sindicato.

Apesar da tentativa de retaliação dos banqueiros, a categoria se mantém mobilizada, com aproximadamente 10 mil bancários em greve. O total de trabalhadores em greve no Paraná é de 14 mil, com 514 agências fechadas.

Negociações

Segundo a assessoria, até o momento a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) fez apenas uma proposta, que não agradou a categoria. “Eles se propuseram a dar a reposição da inflação, de 4,29%. Infelizmente a culpa é mais dos bancos que não querem negociar do que a dos bancários”, relatou.

Por enquanto o cenário segue igual, sem negociações. “As negociações podem ser retomadas, mas não temos resposta da Fenaban”, concluiu.

Reivindicações

As principais reivindicações da categoria incluem reajuste salarial de 11% e piso salarial de R$ 2.157,88, além de participação nos lucros e resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação e auxílio creche.