Consórcio de cooperativas viabiliza fábrica de ureia

Na próxima segunda-feira, dia 20 de setembro, às 16h, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, acontece o lançamento do Consórcio Azoto Paraná – Conapar, fruto de uma parceria entre a Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro) com outras três empresas do ramo de fertilizantes: Unisoft S.A, Macrofértil e Península.

O objetivo desta união é concentrar esforços visando a construção de uma fábrica de ureia no Paraná, com capacidade de produção de 300 mil toneladas do produto por ano.

O investimento estimado é de US$ 300 milhões e perspectiva de gerar aproximadamente 300 empregos diretos, além de tornar o estado autossuficiente nesta importante matéria-prima para o setor do agronegócio.

A ureia é um dos componentes dos fertilizantes e é representada pela letra “N” (Nitrogênio) nas fórmulas NPK, muito utilizada na agricultura. Atualmente existe apenas uma fábrica no Estado, que produz menos de 400 mil toneladas do produto anualmente.

A demanda de ureia no Paraná gira em torno de 900 a mil toneladas ao ano. O consórcio Conapar terá prazo de um ano para concluir os estudos sobre a viabilidade econômica do empreendimento e fazer as adequações necessárias.

O projeto é da empresa de engenharia chinesa Chengda, gigante na área de plantas químicas e plataformas de petróleo no mundo todo. A tecnologia é de outra empresa chinesa, a Sichuan, maior fabricante de ureia e de produtos agroquímicos na China.

Os representantes dessas empresas estiveram no Paraná no ano passado, quando iniciaram as discussões relacionadas à implementação do projeto, que deverá ser desenvolvido em parceria com entidades governamentais.

Criado em setembro de 2008, o Coonagro surgiu como Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário. Em outubro de 2009, passou a atuar como Cooperativa Nacional Agroindustrial.

São filiadas as cooperativas agropecuárias paranaenses Agrária, Agropar, Batavo, Bom Jesus, C.Vale, Capal, Castrolanda, Cocari, Codepa, Cofercatu, Coopagrícola, Coopermibra, Cooperval, Copacol, Copagra, Copagril, Lar, Nova Produtiva e Unicastro.

Voltar ao topo