Negócios

BB faz acordo com Bradesco e BES para atuar na África

O Banco do Brasil (BB) informou que assinou hoje com o Bradesco e o Banco Espírito Santo (BES) um memorando de entendimento para iniciar tratativas para estabelecer parceria estratégica visando atuação no continente africano. Segundo comunicado divulgado hoje ao mercado, a intenção dos bancos é participar de uma holding financeira que consolidaria, na África, as atuais operações do BES.

A holding coordenará futuros investimentos envolvendo a aquisição de participações em outros bancos e o estabelecimento de operações próprias no continente africano. “As três instituições financeiras consideram a eventual parceria um meio importante para apoiar o movimento de internacionalização das empresas brasileiras e portuguesas e para assistir ao crescente intercâmbio comercial com o referido continente”, informou o comunicado.

O BES, com sede em Lisboa, é o segundo maior banco comercial privado de Portugal e está presente em 18 países e quatro continentes. De acordo com o comunicado, a efetivação da operação está sujeita à realização de estudos técnicos, jurídicos, financeiros, à negociação satisfatória dos documentos definitivos e ao cumprimento das formalidades legais e regulatórias aplicáveis em cada país.