Inflação de 2010 deve ficar entre 5% e 5,5%

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou que a decisão hoje do Conselho Monetário Nacional (CMN) de manter a meta de inflação para 2012 em 4,5% foi tomada porque “esta é a meta que está dando certo”. De acordo com ele, o porcentual é suficiente para manter a inflação sob controle e permitir a expansão da economia. “Isso sem colocar o Banco Central em uma saia justa ou em uma camisa de força”, comentou.

Mantega lembrou que neste ano a inflação sofreu algumas alterações em função do choque de oferta. “Se a meta fosse mais apertada, o juro seria mais apertado”, comparou. Para 2010, o ministro previu que a inflação ficará acima do centro da meta (4,5%). “Deve ser entre 5% e 5,5%, aproximadamente. Não sabemos”, salientou, acrescentando que a projeção para a inflação de 2011 está em 4,6%. “A meta é razoável para cumprirmos o objetivo.”

O ministro falou ainda que a decisão pela estabilidade da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), em 6% ao ano para 3º trimestre, teve as mesmas premissas. “A TJLP não reflete oscilações momentâneas. Para uma taxa de longo prazo, 6% é um bom patamar”, avaliou.