Seminário em Curitiba debate o direito da concorrência

O Direito da Concorrência será tema de discussão hoje, em Curitiba. O assunto, em evidência depois de fusões ou aquisições recentes como a da Sadia e da Perdigão, do Unibanco e do Itaú e da Ambev, será debatido por especialistas no assunto nas na Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil).

Na programação estão temas macroeconômicos, como cartéis, trustes e fusões. A entrada para o evento, destinado a estudantes e profissionais do Direito, Administração e Economia, será gratuita.

Na programação do seminário estão palestras com a advogada, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e diretora do Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência (Ibrac), Viviane Araújo Lima, o vice-presidente do Ibrac, Marcello Calliari e a economista sênior do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e professora-adjunta da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Lucia Helena Salgado e Silva. Os dois últimos são ex-conselheiros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

De acordo com a organizadora do Seminário, a procuradora jurídica da UniBrasil, Melina Breckenfeld Reck, o Direito da Concorrência é uma das linhas mais importantes no contexto atual.

Segundo ela, o Cade tem aplicado medidas firmes com relação à defesa da concorrência, favorecendo, assim, o consumidor. Para Reck, resguardar a competitividade é buscar uma economia eficiente, com maior variedade de produtos e menores preços possíveis à sociedade.

O I Seminário de Direito da Concorrência será realizado no Auditório Desembargador Cordeiro Clève, na UniBrasil (Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã), das 19h às 22h. A entrada é gratuita, mas depende de inscrição prévia no site www.unibrasil.com.br.