Paraná será sede de encontro do comércio exterior do Mercosul

O Paraná será sede do 1.º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex). Ao lado dos países formadores do bloco – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – e também da Venezuela, empresários terão a oportunidade de parcerias, rodadas de negócios e transferência de tecnologias. Marcado para 16 e 17 de setembro, em Foz do Iguaçu, o lançamento oficial do encontro acontece nesta sexta-feira (14), no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba.

Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, um dos objetivos é a aproximação e a internacionalização das pequenas e médias empresas com o mercado latino-americano. “É a chance para novos negócios nas áreas do agronegócio, cooperativismo, inclusão digital, além de ponto de informações sobre financiamentos voltados ao comércio exterior”.

O evento é uma iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), APEX Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio de importantes parceiros internacionais e demais parceiros nacionais e locais, como o governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Correios, Banco do Brasil e Sebrae.

O Encomex conta ainda com encontro de negócios, realizado no âmbito do programa Al-Invest IV, financiado pela Comissão Européia e direcionado às pequenas e médias empresas atuantes nos setores de alimentos, metal-mecânico e têxtil. No Brasil, o programa visa fortalecer a competitividade das empresas para atuar no mercado internacional por meio de atividades de capacitação, assistência técnica e tecnológica, promoção comercial e inteligência.

Empresas

As inscrições são gratuitas e já estão abertas ao público. As empresas interessadas em participar do Encomex Mercosul devem realizar sua pré-inscrição no site www.encomex.gov.br/mercosul, preenchendo integralmente todas as informações sobre a empresa e suas demandas no Encontro de Negócios.A confirmação da participação de sua empresa será efetivada pela comissão organizadora do evento, após análise do perfil de sua empresa e dos compradores internacionais participantes do evento.

De acordo com Fabiana Moser, coordenadora estadual de Assuntos Internacionais e do Mercosul, também será o momento para engajar o setor público e privado dos diversos países participantes no desenvolvimento de soluções e mecanismos de agilização do processo de exportação e importação.

Serão realizados seminários, painéis e oficinas proferidas por representantes dos setores público e privado, nacionais e internacionais, sobre o comércio exterior, abordando, respectivamente, temas gerais e específicos.

Outro destaque será a presença do Caminho da Exportação, local onde será realizado o programa “Encontro com Tradings”, momento em que as pequenas e médias empresas brasileiras negociam diretamente com tradings brasileiras, criando um ambiente de negócios propício à internacionalização do potencial exportador e à ampliação dos negócios para aqueles que atuam no comércio internacional.

Em conjunto às instituições e empresas, estará o Espaço do Exportador, um amplo espaço para ser percorrido, onde há banners explicativos do passo a passo da exportação, e monitores “touchscreen” para acesso a informações setorizadas.

Serviço: lançamento do Encomex Mercosul
Data: sexta-feira, dia 14
Horário: 10 horas
Local: Cietep – Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba.
Contato e inscrições: (41) 3271-9103 / email: ana.bertoglio@fiepr.org.br