Comércio na expecativa pelo Dia dos Namorados

Um Dia dos Namorados morno. É o que parece estar por vir no próximo 12 de junho, ao menos em relação às vendas do comércio curitibano. Os motivos podem ser muitos, e vão desde questões práticas, como o comprometimento da renda com parcelamentos de produtos e o fato da data ter caído entre um feriado e o fim de semana, até culturais, como uma menor importância da comemoração. Apesar de algum esforço de shopping centers e lojistas, as previsões de entidades do comércio são de que as vendas não deverão fugir muito do normal, exceto para ramos tradicionalmente fortes nesta época: restaurantes, motéis e floriculturas.

“Até o momento, nenhuma informação que temos sinaliza elevação nas vendas”, analisa o consultor econômico Vamberto Santana, da Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio-PR). “Pode ser que, nos cinco dias anteriores, haja alguma mudança, mas não há sinais disso ainda”, completa. Entre os motivos apontados por ele, está o fato de muitos consumidores estarem comprometidos com financiamentos de alguns produtos – principalmente da linha branca e automóveis. “Não há indícios de que haveria renda para compras maiores”, conclui.

Santana também lembra que o 12 de junho, este ano, ficou espremido entre o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, e o fim de semana. Muita gente, para ele, poderá emendar a folga e aproveitar o feriado prolongado para viajar, gastando, assim, em outras localidades. O consultor ainda considera, na sua previsão, o aspecto cultural da comemoração, que para ele tem perdido prestígio já há alguns anos. “As inovações culturais vêm tirando aquela importância de se dar presente no Dia dos Namorados”, afirma.

Flores

Assim, Santana imagina que as pessoas, em geral, vão evitar a procura por presentes diferentes das flores, um jantar romântico e, para alguns, terminar a noite em um motel. A proprietária da floricultura Agapanthus, Márcia Sorgenfrei, confirma que está otimista. Tanto que confessa estar dormindo até menos para planejar promoções e novos produtos para a data. As boas expectativas têm pelo menos uma razão: a crise, que, para ela, deve fazer com que as pessoas procurem os presentes mais em conta.

“Quando não tem crise, as pessoas compram outros presentes e mandam as flores junto. Quando tem, deixam o outro presente mas continuam comprando flores”, observa, lembrando que, na última disparada do dólar, aconteceu dessa forma, assim como no último Dia das Mães. Além da tradição do presente, Sorgenfrei conclui que a variedade de opções também ajuda. “Na flor, sempre tem alguma coisa que cabe no bolso”, diz. “Tem as mais caras e as mais baratas, em vez de dar duas dúzias pode dar uma ou até um botão.”

Jantar

Otimismo semelhante vem dos restaurantes. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcelo Pereira, avalia que o setor, que tradicionalmente tem bons resultados no Dia dos Namorados, não deve sentir efeitos da crise este ano. Pelo contrário: alguns estabelecimentos já estão, segundo ele, com as reservas esgotadas para o jantar de 12 de junho. Promoções e eventos especiais também não devem faltar, o que demonstra animação do setor para a data.

Compra consciente evita “dor de cabeça”

Cuidado com as promoções, preços, qualidade e garantia são algumas das recomendações do Procon-PR para o consumidor no Dia dos Namorados. Para a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, o ideal é focar em “compras conscientes”. Ela diz que, além de saber, em primeiro lugar, o gosto da companheira ou companheiro a ser presenteado, também é recomendável fazer um balanço da disponibilidade financeira, para não ficar com o orçamento comprometido.

O Proco,n-PR também dá outras dicas mais específicas aos consumidores: no caso de compra de telefone celular, o órgão recomenda que o consumidor guarde todo o material publicitário, e leia com atenção o contrato para verificar se há fidelização.

No caso também de outros eletrônicos, vale lembrar que o fornecedor tem 30 dias para consertá-lo, caso o aparelho apresente defeito. Manual de instruções em português e
garantia são itens obrigatórios.

O órgão de defesa do consumidor ainda lembra que em restaurantes, bares e casas noturnas, a gorjeta é opcional, e a consumação mínima em bares e casas noturnas, ao menos no Paraná, é proibida. Além disso, o couvert artístico só pode ser cobrado se houver música ao vivo no local. Informar isso ao cliente é obrigatório.

Nas flores, o Procon-PR pede atenção para eventuais exageros nos preços, e quanto cada floricultura cobra pela entrega. Para perfumes e cosméticos, a recomendação é verificar itens como a data de validade e registro do Ministério da Saúde. Já nas cestas de café da manhã, os artigos não alimentícios devem vir embalados separadamente.

Para roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca, segundo o Procon-PR. Isso deve constar na nota fiscal ou em etiquetas informativas. A coordenadora do órgão lembra que, se não há defeito no produto, a troca é uma liberalidade da empresa. “Tamanho, cor e modelo não são defeitos”, ressalta.

Oportunidade de emprego

O moderado otimismo do comércio com as vendas do Dia dos Namorados reflete também no número de contratações do setor. De acordo com a Secretaria de Estado do Emprego, Trabalho e Promoção Social (SETP), que administra a Agência do Trabalhador, não foi detectado nenhum aumento significativo na procura de empresas por trabalhadores temporários ou efetivos. Na internet, há maior procura por funcionários efetivos.

O site Curriculum.com.br tem mais de 1,3 mil vagas para atendentes e vendedores no Paraná – a maioria em Curitiba e região metropolitana.