Fábrica em Ponta Grossa fará chope sem álcool

De olho em um mercado em crescimento – principalmente em função da lei seca, que ampliou a penalização para motorista flagrado com excesso de álcool no organismo – a Femsa (que possui, entre outras marcas de cerveja a Kaiser e a Bavaria) está lançando hoje o primeiro chope sem álcool. Inicialmente apenas algumas casas selecionadas de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte vão receber o produto.

Toda a produção de chope sem álcool para atender os mercados iniciais vai sair da fábrica de Ponta Grossa. “Inicialmente é uma produção pequena”, disse o diretor de Marketing da Femsa, Riccardo Morici.

O chope, da marca Sol, “tem potencial de crescimento”, disse Morici, vinculando o produto ao crescimento da cerveja Bavaria sem álcool, que apenas em julho passado (comparado a julho de 2007) registrou crescimento nas vendas de 69%. “Em agosto, em apenas 15 dias, comparado a agosto do ano passado, as vendas mais que duplicaram, cresceram 110%”, disse Morici.

O executivo não forneceu números – nem de investimentos para a produção do chope nem quantidade produzida -, mas ressaltou a possibilidade de crescimento de participação do produto no mercado.

O chope representa 2% dos cerca de 105 milhões de hectolitros (10,5 bilhões de litros) de cervejas consumidos no Brasil e 3% do faturamento do setor (o chope é mais caro que a cerveja), enquanto a cerveja sem álcool é responsável por 0,8% do mercado total. “O consumo da cerveja sem álcool vem crescendo em vários países do mundo, e no Brasil não deverá ser diferente”, disse ele.

Queda

Morici preferiu não avaliar possíveis mudanças no perfil do consumidor brasileiro em função da lei seca. “Ainda é cedo”, disse. Reconheceu, porém, que em alguns pontos de venda (principalmente choperias e bares) o consumo caiu consideravelmente. “Em alguns casos chegou a 40%”, acentuou. Por outro lado, em supermercados houve ligeiro acréscimo nas vendas, o que acabou amenizando as perdas.