Hermas Brandão assume a AL pela terceira vez consecutiva

hermas150205.jpg

Brandão: regimento é a prioridade.

O governador Roberto Requião (PMDB) faz hoje a abertura do ano legislativo entregando aos deputados estaduais o plano de trabalho para este e o próximo ano, além de fazer um balanço da sua atuação. Na sessão de instalação dos trabalhos de 2005, também será realizada a posse da nova Mesa Executiva, eleita em dezembro do ano passado.

O deputado tucano Hermas Brandão assume pela terceira vez a presidência da Casa. A Mesa Executiva é composta ainda por Pedro Ivo Ilkiv (PT-1.º vice-presidente), Augustinho Zucchi (PDT – 2.º vice-presidente), Arlete Caramês (PPS – 3.º vice-presidente), Nereu Moura (PMDB – 1.º secretário), Geraldo Cartário (PSL – 2.º secretário), Élio Lino Rusch (PFL – 3.º secretário), Reni Pereira (PSB – 4.º secretário) e Pastor Edson Praczyk (PL – 5.º secretário).

A nova Mesa Executiva irá conduzir a votação do Regimento Interno, a matéria que ocupa o primeiro lugar da lista de assuntos que entrarão na ordem do dia para votação em plenário. O presidente da Assembléia Legislativa quer votar as mudanças do regimento antes de dar início ao processo de composição das comissões. Desta forma, as comissões já poderão ser formadas tendo como base o tamanho atual das bancadas e não o número de deputados que foram eleitos em 2002, como estabelecem as regras atuais.

Além disso, o novo regimento também reduz o número de comissões, o que vai aumentar a concorrência por algumas presidências de comissões consideradas "chave" no processo legislativo, como a de Constituição e Justiça, Orçamento e Finanças. A mudança vai gerar uma troca de posições, sobretudo na principal das comissões, a de Constituição e Justiça, atualmente presidida pelo PT e cobiçada pelo PMDB.

O PT pretende manter o cargo que, internamente, já estaria prometido para André Vargas, o presidente estadual do partido. Mas Vargas vive em rota de colisão com o Palácio Iguaçu e, dificilmente, os peemedebistas vão aceitar que o cargo seja entregue a Vargas, defensor do afastamento entre o partido e o governo.

O atual líder da bancada do PT, Elton Welter, convocou já para hoje uma reunião entre os deputados do partido para discutir a participação dos petistas nas comissões técnicas. Mas antes, o PT vai escolher o novo líder do partido na Casa. Welter disse que, por enquanto, não há nenhum cargo definido. "O único cargo certo até agora é o do deputado Pedro Ivo Ilkiv, que foi eleito para a vice-presidência da Assembléia Legislativa e toma posse hoje junto com a nova Mesa Executiva", cutucou.

Voltar ao topo