Copa 2010: a voz do polvo é a voz de Deus

A Copa da África revelou um dos maiores talentos do meio futebolístico dos últimos anos. E não se trata de um novo jogador, de uma grande seleção, de um treinador, árbitro ou mesmo dirigente, trata-se de Paul, o polvo “vidente” alemão.

Com 100% de acerto, o polvo seria líder de qualquer bolão. Acertou todos os resultados das partidas da Alemanha, inclusive a derrota para a Sérvia. Ele também desbancou todos os grandes cronistas esportivos. No Brasil, nenhum comentarista foi páreo para os palpites assertivos do polvo.

Paul vive no aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha. Antes dos jogos da seleção alemã na Copa, duas caixas com mexilhões, uma com a bandeira da Alemanha e outra com a bandeira do adversário, são colocadas no aquário do molusco. Paul decide qual mexilhão comer e está feita a previsão de quem vencerá a partida.

Com um índice de acerto tão alto, alguns já chegaram a duvidar que Paul seja um bom palpiteiro. Afirmaram que o polvo teria algum poder oculto de tornar realidade as suas escolhas. O molusco também seria uma grande ameaça a bolsa de apostas de Londres. Ele está sendo ameaçado com deliciosas receitas culinárias à base de polvo.

Brincadeiras à parte, no microblog Twitter, o polvo se tornou um dos “comentaristas esportivos” mais citados. Muitos que apostaram na Alemanha amaldiçoaram Paul pela vitória da Espanha na semifinal.

Com a notoriedade mundial que ganhou, além de fazer sua aposta para a disputa do terceiro lugar entre Alemanha e Uruguai, o molusco também vai palpitar sobre o vencedor da grande final entre Holanda e Espanha. Paul espera afastar, definitivamente, a previsão errada de vitória da Alemanha sobre a Espanha na final da Eurocopa de 2008.

Voltar ao topo