Brasil empata com Portugal e garante primeiro lugar

Carl de Souza/AFP

Num jogo que começou muito estudado,Brasil e Portugal empataram em 0 a 0 no primeiro tempo em Durban. O jogo foi marcado pelos sete cartões amarelos dados pelo juiz mexicano Benito Archundia.

O primeiro chute do Brasil aconteceu aos 5 minutos, com Daniel Alves. O substituto de Elano recebeu na entrada da área, dominou e bateu de direita, à direita do goleiro português Eduardo.

O Brasil tinha amplo domínio de posse de bola, mas não conseguia penetrar na zaga de Portugal, que teve sua primeira chance aos 14 minutos. O lateral Fabio Conetrão foi ao fundo pela esquerda e cruzou. Julio césar espalmou para a entrada da área e a bola foi tocada para Cristiano Ronaldo, que tentou o chute da meia-lua da grande área e foi travado pela defesa brasileira. No lance seguinte, Luis Fabiano tomou o cartão amarelo ao fazer falta no campo de defesa brasileiro.

Na resposta brasileira, dois minutos depois, Daniel Alves tentou de novo de fora da área e Edurado fez a defesa sem dar rebote. Portugal voltou ao ataque aos 17, e mais uma vez com Coentrão pela esquerda. O lateral cruzou e Tiago pegou de primeira, sem deixar quicar, de fora da área, mas a bola foi longe do gol de Julio César.

Aos 24 minutos, Juan cortou com a mão um lançamento que encontraria Cristiano Ronaldo livre pela direita e tomou o cartão amarelo. No lance, o juiz mexicano também deu amarelo para o português Duda, que reclamou acintosamente, pedindo a expulsão do zagueiro brasileiro. Cristiano Ronaldo bateu direito a falta e mandou longe do gol brasileiro.

A melhor oportunidade do Brasil veio aos 29 minutos. Nilmar acreditou numa jogada quase perdida no lado esquerdo da área e, praticamente sem ângulo, chutou para grande defesa de Eduardo. A bola ainda bateu na trave e sobrou para a defesa de Portugal. No contra-ataque, Tiago se jogou na área num lance com Gilberto Silva e tomou cartão amarelo por simulação. No lance seguinte, Maicon tentou surpreender o goleiro português com um chute de longe, da direita, e a bola passou raspando o travessão.

Aos 36 minutos, Nilmar deu um belo lençol em Ricardo Costa, mas chutou longe. Dois minutos depois, Maicon cruzou da direita e Luis fabiano cabeceou rente á trave de Eduardo. Um minuto depois, Pepe pisou na perna de Felipe Mello em disputa de bola no meio-campo e tomou o cartão amarelo.

Cristiano Ronaldo tentou de novo aos 40 minutos. Recebeu na entrada da área e chutou forte, rasteiro. bem colocado, Julio cesar segurou firme. Aos 42, Felipe Mello revidou a entrada de Pepe e também tomou o cartão amarelo. Dois minutos depois, foi a vez de Fabio Coentrão tomar o último amarelo do primeiro tempo, por mais uma falta dura no meio-campo.

O lance foi uma mostra do momento do jogo, em que Portugal dominava a partida e o time do Brasil não conseguia sair para o jogo. Aos 26 minutos, Daniel Alves tentou um chute d a intermediária e a bola passou longe, à esquerda do goleiro Eduardo.

A segunda substituição brasileira ocorreu aos 37 minutos. Saiu Julio Baptista e entrou Ramires. Dois minutos depois, Grafite entrou no lugar de Luis Fabiano. O time brasileiro melhorou um pouco e teve nova oportunidade aos 42 minutos. Lúcio recebeu cruzamento e cabeceou para defesa segura de Eduardo.

Já nos descontos, o Brasil teve sua melhor oportunidade no primeiro tempo. Ramires chutou de fora da área, a bola desviou na zaga de Portugal e Eduardo foi obrigado a fazer grande defesa para não ser encoberto. Um minuto depois, Juan errou ao tentar sair jogando dentro da área brasileira e Julio Cesar teve de salvar de novo a seleção, saindo nos pés de Danny.

Foto por: Carl de Souza

Na beira do campo, o técnico Dunga dava sinais de irritação com o time. Aos 37, ele trocou Julio Baptista, que teve atuação discreta, por Ramires. Um minuto depois, Raul Meireles deu lugar a Miguel Veloso em Portugal.

Como última tentativa, Dunga colocou Grafite em campo no lugar de Luís Fabiano aos 40. Dois minutos depois, após cruzamento de Daniel Alves, Lúcio cabeceou para fácil defesa de Eduardo.

Já nos acréscimos, Ramires arriscou de longe, a bola desviou na zaga portuguesa e Eduardo fez uma defesa difícil, espalmando para escanteio. Aos 48, Juan errou a saída de bola, que ficou nos pés de Danny, mas Julio César defendeu.

Quando o árbitro mexicano apitou o fim da partida, alguns torcedores vaiaram as seleções.

A seleção brasileira volta ainda na noite desta sexta-feira para Johannesburgo, onde está hospedada no Hotel Fairway. No sábado, os jogadores que não iniciaram a partida contra Portugal devem treinar na parte da tarde, enquanto aqueles que jogaram desde o início devem fazer apenas um trabalho de recuperação muscular.