Esgoto invade casas em São José dos Pinhais

Duas casas situadas no Jardim Ipê II, no município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foram invadidas pelo esgoto urbano. O problema ocorreu há uma semana e, até ontem, os moradores ainda não tinham qualquer definição da situação.

O alagamento atingiu as duas últimas residências da Rua Rosi Cléia Moreira Dombroviski. A situação mais grave ocorreu com a dona-de-casa Itamara Aparecida Ligoski, que além do terreno tomado pelo material, teve a residência alagada pelo esgoto: “Quando choveu na semana passada, o esgoto subiu cerca de 30 centímetros e eu perdi os móveis e a comida que estavam dentro de casa”, comentou. Para conseguir entrar em casa, Itamara precisou improvisar uma ponte de madeira.

O agricultor João Satiro de Paiva perdeu toda a produção que cultivava em um terreno ao lado da casa. Morando há três meses no Jardim Ipê II, ele veio de Salto de Itararê (SP) porque está em tratamento de saúde, e resolveu fazer a horta para ter uma renda: “Eu já estava vendendo as alfaces, e o que sobrava, distribuía para os vizinhos”, contou. Como o terreno ficou totalmente alagado com o esgoto, terá que inutilizar toda a produção.

Os moradores acreditam que o problema ocorreu por causa das obras que estão sendo realizadas próximas às residências: “Pelo que a gente sabe, uma manilha da rua entupiu, e o material voltou e alagou os terrenos”, comentou Paiva. Já Itamara se diz indignada com a situação, pois apesar das reclamações, ninguém veio ver a situação dos moradores. “Reclamamos para a Sanepar e eles disseram que a culpa era da Prefeitura, e na Prefeitura falaram que a culpa era da Sanepar”, afirmou.

Topografia

A Sanepar informou, através da sua assessoria de imprensa, que como 40% dos esgotos estão irregulares na região – a água da chuva também é despejada na rede -, o volume de água dobra nos dias de chuva, o que pode provocar o problema. Segundo a empresa, a região também apresenta dificuldades quanto à topografia, e será preciso fazer obras de drenagem nos terrenos.

A Prefeitura de São José dos Pinhais explicou que o problema do Jardim Ipê II é que a topografia dos terrenos não proporciona a caída do esgoto, e que essa situação já teria sido registrada anteriormente. Tanto a Prefeitura quanto a Sanepar prometeram enviar técnicos ao local para verificar a situação e dar assistência aos moradores.

Voltar ao topo