Incêndio

Chamas atingem terreno do Jockey Club, no Tarumã

Um grande incêndio ambiental consome a vegetação no terreno onde está em construção o Jockey Plaza Shopping, no bairro Tarumã. As chamas já atingem vários metros de altura, queimam as árvores às margens da rua Konrad Adenauer e o calor pode ser sentido à distância. As circunstâncias em que o fogo começou não estão claras, uma vez que a área é particular e protegida por muros.

Por causa da fumaça, o tráfego na região está prejudicado. O incêndio começou por volta das 14h30 e aumentou muito nos últimos minutos por causa do vento. O maior foco é em frente ao Regimento de Polícia Montada.

Um detalhe que chama a atenção é o fato de que a área incendiada passa por uma roçada. O responsável pelo serviço negou que seja uma queimada intencional, para ajudar na limpeza do terreno. O porteiro do empreendimento também descartou a hipótese de crime e desconversou. “Não tem nada disso, não”.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou pouco depois das 15 horas. Meia hora depois, eles apenas iniciaram um trabalho de resfriamento, e o fogo segue sem controle.

Átila Alberti
Voluntários se uniram para salvar as árvores atingidas. Foto: Átila Alberti. 

Heróis por acaso

Preocupados com as árvores atingidas pelas chamas, o eletricista Lourival Capato e o jardineiro Pedro Pereira da Cruz trabalham em paralelo. De galão em galão, Cruz busca água em um local próximo e passa para Capato. Coordenados, eles apagam os focos para evitar que o fogo consuma os troncos internamente. “O bombeiro veio, viu que o vento empurrou o incêndio e que pegou numa parte que mataria a árvore de dentro pra fora e não fez nada. Ficou mais preocupado com o mato. Mas se uma árvore dessas queima, ela quebra, cai e pode cair sobre um carro ou uma pessoa”, enfatiza o eletricista.