Um mês depois

Buraco da Carlos Gomes foi fechado, mas praça segue com interdição parcial

O buraco que se abriu na Praça Carlos Gomes há pouco mais de um mês já foi fechado, mas a interdição no local continua. Segundo a prefeitura, ainda não é possível determinar uma data para a conclusão das obras. Inicialmente, o prazo estabelecido para a recuperação do espaço era de pelo menos 15 dias.

Nesta segunda-feira (25), a prefeitura informou que o trabalho de reparação da antiga galeria do Rio Ivo foi praticamente finalizado, mas que ainda são necessários alguns arremates para que o espaço seja liberado de forma total. “Agora equipes trabalham na retirada do escoramento de madeira, limpeza e recuperação do piso, o que deve ser feito nesta semana. Na sequência acontece a colocação das pedras que compõem a praça”, explica a Secretaria Municipal de Obras Pública (SMOP), em nota.

De acordo com a pasta, não é possível estabelecer uma data final de conclusão das obras por causa da colocação das pedras em petit pavé, acabamento que, conforme a secretaria, requer trabalho mais especializado. A prefeitura informou que o custo total da recuperação da Praça Carlos Gomes ficou em torno de R$ 100 mil.

O buraco

No último dia 21 de junho, um buraco de dois metros de profundidade e cerca de cinco metros de largura engoliu parte de um canteiro e da calçada da Carlos Gomes, assustando os cidadãos e, ao mesmo tempo, atraindo olhares curiosos.

A parte que cedeu caiu na galeria do Rio Ivo, que corta Curitiba. Conforme a SMOP, o buraco foi agravado pelo concentrado de chuva dos últimos anos, que pode ter provocado a perda de estabilidade do solo.