Clima tenso

Cerca de 18 mil pessoas foram afetadas pelo temporal no Paraná

Chega a 17.935 o número de pessoas afetadas pelas tempestades, em 29 municípios do Paraná, segundo informa o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado às 17horas de ontem. As informações indicam que os temporais, com vendaval e granizo, deixaram 15 pessoas feridas, sete desabrigadas e 878 desalojadas. Foram danificadas 4.596 residências. Os temporais ocorreram na tarde de terça-feira e na madrugada de ontem. Os ventos chegaram a 80 Km/h em algumas regiões.

A previsão do Simpear é de que a chuva continue durante toda a quinta-feira, principalmente no Sul e Sudoeste. Já foram distribuídas 260 bobinas de lona para proteção emergencial de residências nas regiões de Cascavel, Francisco Beltrão e São José dos Pinhais. “Novo lote de material segue na manhã desta quinta-feira para suprir as necessidades de regiões afetadas”, informou a tenente Cassandra Costa, da Defesa Civil.

Além da capital, houve danos em Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, além de outros 24 municípios no estado.

Luz

Até o final da tarde de quarta-feira, 13 mil domicílios permaneciam sem energia em todo o estado, o que representa 0,3% do total de consumidores da Copel, que colocou 400 empregados, entre eletricistas e técnicos, desde a noite de terça-feira, para consertar os estragos. Mas, no pico do vendaval, às 20h de terça-feira, 45 mil domicílios ficaram sem luz. Às 23h, quando boa parte dos desligamentos dessa região haviam sido restabelecidos, outra frente afetou a região de Cascavel, que chegou a ter 50 mil domicílios sem energia. Uma torre de transmissão de energia, que fica entre Cascavel e Toledo, foi derrubada pelo vento.