Em Curitiba

Cansado de ficar em fila de lotérica? Projeto pode te ajudar!

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, nesta segunda-feira (27), regra para garantir que clientes de casas lotéricas, ao utilizarem o estabelecimento para serviços bancários, sejam atendidos em menos de 20 minutos em dias normais. A iniciativa é do vereador Serginho do Posto (PSDB). Foram 20 votos favoráveis, dois contrários – Pier Petruzziello (PTB) e Aldemir Manfron (PP) – e uma abstenção, de Professora Josete (PT).

“As casas lotéricas viraram extensões das agências bancárias, pela quantidade de novos serviços que elas incorporaram”, defendeu Serginho, “como o acesso da população ao PIS, seguro-desemprego, abertura de contas, consulta de saldo. No meu entendimento, isso é serviço bancário”. Bancos e cartórios já têm leis estipulando atendimento em 20 minutos nos dias normais e 30 minutos em situações especiais.

Segundo Serginho do Posto, que discute essa medida dentro da Câmara de Vereadores há nove anos, as lotéricas já estariam adaptadas ao atendimento diferenciado. “Elas já têm caixas exclusivos só para apostas, que não se enquadrariam nesse projeto de lei”, explicou. “Essa distinção é importante”, elogiou Jorge Bernardi (Rede), “pois pessoas podem ficar 40 minutos nas filas em determinados dias, na chuva, no sol”.

“A lei não vai resolver o problema [das filas nas lotéricas], mas é uma boa iniciativa. É o primeiro passo”, apoiou Julieta Reis (DEM). “Que a Caixa Econômica disponha de mais recursos para as lotéricas”, completou Bernardi. “Acho que esse é o momento [de aprovar essa lei], ainda que a estrutura de um banco seja diferente da estrutura da lotérica – que prestam um trabalho inestimável à população, ainda mais na periferia, onde as pessoas não precisam se deslocar até um banco para utilizar os serviços”, emendou Salamuni.