Sistema novo

Curitiba lança licitação pra mudar gestão de lixo no município

A Prefeitura de Curitiba abrirá em julho o processo de consulta pública para a licitação internacional que vai escolher a empresa a ser contratada para o serviço de coleta, transporte e limpeza pública no novo sistema de resíduos sólidos da cidade. A licitação, prevista para o segundo semestre, é a primeira etapa de um processo que se completará com uma nova concorrência, em 2017, para o serviço de tratamento de resíduos.

“Por meio de parcerias público-privadas, Curitiba vai implantar um modelo moderno e inovador de gestão de resíduos, baseado no tripé qualidade, economia e sustentabilidade. Vamos reduzir custos, garantir mais qualidade no serviço prestado à população e trazer benefícios para o meio ambiente”, ressaltou o prefeito Gustavo Fruet.

Quando ele assumiu, em 2013, estava em andamento há seis anos uma licitação para um novo sistema de processamento de resíduos, que acabou revogada em 2014. “Se essa solução tivesse sido adotada, Curitiba teria um custo ainda mais expressivo com a gestão de resíduos. O objetivo agora é incorporar tecnologia, mas também reduzir custos e rejeitos”, afirmou. O novo modelo foi desenvolvido com base em estudos realizados pela International Finance Corporation (IFC).

Fases

O processo será dividido em duas etapas. Na primeira, será licitado o serviço de coleta, transporte e limpeza pública. O vencedor assinará um contrato de parceria público-privada por 15 anos. A empresa será paga com base no desempenho. Haverá descontos por falhas de performance e bonificações quando alcançar maiores taxas de reciclagem. Outros objetivos são: reduzir os gastos relacionados ao transporte que respondem pela maior parte do custo no modelo atual , aumentar os níveis de reciclagem e reduzir a quantidade de resíduos transportados para o aterro sanitário.

Na segunda etapa, a prefeitura optou pela tecnologia de biosecagem, que resultará na liberação de água, na separação de recicláveis e na geração de CDR (combustível derivado de resíduos).