Proteção

Casa da Mulher Brasileira é inaugurada no Cabral

Foi inaugurada, em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (15) a Casa da Mulher Brasileira. A ideia do espaço, que deve funcionar a partir desta quinta-feira (16), é garantir o acolhimento e atendimento integrado às mulheres vítimas de violência. A entrega foi feita com um ano de atraso, depois de problemas no percurso da obra.

Localizada na Avenida Paraná, próximo ao terminal do Cabral, a Casa da Mulher Brasileira promete inovar no atendimento humanizado de serviços públicos às mulheres. São quase 4 mil metros de área construída, num local que vai abrigar serviços de acolhimento psicossocial prestado pela Prefeitura de Curitiba, por meio de psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais.

Além de todo o lado social destinado às mulheres vítimas de violência, a Casa da Mulher Brasileira também vai ter o trabalho da Delegacia da Mulher, do Ministério Público e da Defensoria Pública. “Um projeto para garantir o acolhimento e atendimento integrado, para cumprir a função de prevenção, proteção e investigação da violência”, explicou a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro.

Também vai funcionar no espaço uma brinquedoteca, um alojamento de passagem e uma central de transportes. A promessa é de facilitar o encaminhamento das mulheres em situação de violência na busca por serviços externos.

O Centro de Operações da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Curitiba, também vai permanecer dentro da Casa da Mulher Brasileira. Ao todo, são 121 funcionários, com capacidade para receber, simultaneamente, 90 mulheres e 4.500 atendimentos ao mês. 

Atraso

As negociações do terreno, definições dos projetos e diretrizes de funcionamento da casa começaram em março de 2013. As obras deveriam ter sido concluídas no primeiro semestre do ano passado, mas a empresa não cumpriu o contrato. O novo cronograma previa a inauguração para fim de fevereiro deste ano, depois março e a entrega atrasou até junho.