Solidariedade

Hemepar incentiva doações de sangue durante e após o feriado

Com o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (26), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) precisa de doações para manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros. Para isso, estimula as doações de sangue antes e depois do feriado.

O Hemepar supre a necessidade de sangue em 384 hospitais do Sistema Único de Saúde paranaense e precisa acumular bolsas suficientes para todo o período do feriado e para a semana seguinte. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

QUEDA

Segundo o diretor do órgão, Paulo Hatschbach, devido às baixas temperaturas, as doações já sofreram uma queda significativa. As condições de frio e feriado acabam por diminuir em 40% as doações nos hemonúcleos.

“As pessoas ficam mais acomodadas com o frio e acabam esquecendo que é preciso realizar a doação. O feriado aliado à baixa temperatura proporciona um período de descanso e viagem para as pessoas, mas a tendência é que haja uma queda representativa no número de doações de sangue”, disse Hatschbach.

SOLIDARIEDADE

A doação é um ato de amor e solidariedade que todo cidadão pode ter. O procedimento dura em média 40 minutos. Para doar, é essencial estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e ter entre 18 e 69 anos. No momento da doação, é importante estar descansado e evitar alimentação gordurosa algumas horas antes, mas não estar em jejum.

O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Em Curitiba, o Hemepar fecha apenas no feriado (26). Sexta-feira (27) e sábado (28) abre em horário normal. Das 7h30 às 18h30 na sexta e das 8h às 17h30 no sábado.

As 22 unidades da rede funcionam em horário normal até o dia 25 e algumas regionais funcionam na sexta-feira e no sábado.

Confira os horários de funcionamento para coleta de sangue em Curitiba:
Segunda a quarta-feira: 7h30 às 18h30
Quinta-feira: fechado
Sexta-feira: 7h30 às 18h30
Sábado: 8h às 17h30

Confira os endereços da rede em: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=155