Epidemia

Mais cinco paranaenses morreram de dengue

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (24) aponta que mais cinco pessoas morreram de dengue no Paraná, desde o último informe divulgado na semana passada. Uma pessoa era de Assaí, duas de Londrina, uma de Pérola d’Oeste e uma de Francisco Beltrão. Desde agosto do ano passado, quando a doença voltou com mais força, já foram 55 mortos no Estado, que contabiliza 74 cidades em epidemia.

Neste novo informe técnico foram confirmados 2.622 novos casos da doença, 766 a menos do que na semana anterior. O número total de pessoas infectadas é de 48.104.

A secretaria informa que a doença alcançou um quadro de estabilidade. “Neste período epidemiológico, é a primeira vez que o número de municípios com mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes se manteve. As notificações também estão reduzindo gradualmente”, explica o coordenador da Sala de Situação da Dengue, Raul Bely.

Zika e chikungunya

Os casos de chikungunya passaram de 66 para 68, sendo apenas cinco autóctones, ou seja, contraídos no próprio local de residência e os outros 63 importados. Os casos de zika foram de 288 para 296, dos quais 193 são autóctones e 103 importados. 

O número de gestantes infectadas pelo zika vírus também se manteve em 27. Até agora, sete delas já tiveram os bebês, em Colorado (5), Paranavaí (1) e Rancho Alegre (1). Não foram identificadas anormalidades neurológicas em nenhum deles.