Avanço

Carteira de Identidade vai ampliar proteção de crianças e adolescentes

Mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas estaduais e municipais do Paraná devem receber a Carteira de Identidade com impressões digitais coletadas de forma biométrica, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Paraná.

O projeto Criança e Adolescentes Protegidos do Paraná foi lançado nesta segunda-feira (23), no Palácio Iguaçu, e tem como objetivo fortalecer a rede de segurança pública contra desaparecimentos de crianças e adolescentes, pois permite a utilização da tecnologia para identificação do desaparecido e agilidade nas investigações.

Também é esperado que, gradativamente, a biometria seja utilizada como instrumento contra a evasão escolar. Além dos estudantes, serão incluídos no projeto adolescentes internados em Unidades Socioeducativas e os recém-nascidos nas maternidades de quatro hospitais universitários do Estado.

“Nossa proposta é de chegar a, pelo menos, 300 municípios até o ano que vem. Também pretendemos expandir a medida para as maternidades de outros hospitais do Estado”, afirmou o governador Beto Richa.

Voltar ao topo