Clima tenso

Homem é atingido por barracão após vendaval na divisa do PR com SC

A chuva forte, que começou na noite de domingo (15) e se estendeu até a madrugada desta segunda-feira (16), provocou destruição no Paraná (PR), principalmente na divisa com Santa Catarina (SC). O temporal, que aconteceu por uma frente fria que veio do Rio Grande do Sul (RS), causou uma morte na cidade de Porto União, na divisa do PR com SC, próximo a União da Vitória, e outras três em Ponte Alta do Norte (SC). 

O vento destruiu parcialmente seis residências e oito ficaram totalmente destruídas pela força do vento. De acordo com a PM, o chacareiro Artur Leonor Rebein, de 54 anos, morreu após ser atingido pelo telhado de um barracão na localidade de Legru, em Porto União, no Norte de Santa Catarina. A PM informou ainda que é grande a quantidade de vacas, bois, carneiros, ovelhas entre outros animais mortos por causa do temporal.

Em Ponte Alta do Norte, na Serra de Santa Catarina, três pessoas morreram após o desmoronamento de uma casa. A Polícia Militar identificou as vítimas como Francisco Alves de Proença, de 90 anos, Daniel da Silva Farias, de 62 anos, e Valdivina Alves de Oliveira, de 55 anos. PM e bombeiros não confirmaram se as vítimas tinham algum parentesco.

Curitiba

Na capital do Paraná não foram registrados grandes estragos por causa da forte chuva. Em Curitiba, o vento atingiu 71 km/h segundo o instituto tecnológico Simepar. Na manhã desta segunda-feira, alguns semáforos estavam desligados, mas ninguém chegou a ser afetado diretamente pela chuva.

Deve esfriar

Durante toda a segunda, a previsão é de que não chova e que as temperaturas comecem a diminuir, de acordo com o Simepar. O tempo fica seco e o céu com muitas nuvens, mas uma nova massa de ar frio vai se deslocar sobre a região Sul do país nas próximas 24 h e, com isso, o frio volta com força ao Estado já a partir do anoitecer.

A terça-feira deve ser fria. Em Palmas, região do Paraná onde faz mais frio, os termômetros podem marcar 1ºC. Já em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, pode fazer 5ºC. Em Curitiba, os termômetros podem ficar em 8 ºC. As máximas devem ficar próximo aos 20ºC em todo o Estado.