Capa de chuva ou casaco?

Saiba como devem ser os próximos dias no Paraná

A chuva chegou ao Paraná. De acordo com o Simepar, as primeiras pancadas de chuva desta sexta-feira (6) foram registradas em parte das regiões Noroeste (na divisa com o Mato Grosso do Sul) e Oeste (na fronteira com Paraguai e Argentina), já por volta das 5h30. Imagens do radar meteorológico que fica em Cascavel, no Oeste, indicam que as precipitações variam entre fraca e moderada e já chegaram às regiões de Guaíra, Palotina, Umuarama, Foz do Iguaçu e Cascavel. Apesar da chuva, não houve diminuição significativa das temperaturas. Em Curitiba, a tendência é de que a chuva já comece nesta tarde.

Ainda de acordo com a imagem do radar meteorológico, na Argentina e Paraguai já há ocorrência de pancadas mais intensas de chuva, com registro de muitos raios. O Simepar explica que essa instabilidade é causada por uma condição que foi muito observada no último verão: calor e umidade vindos da região Norte do Brasil chegam à região Sul e acabam causando essas zonas de instabilidade. Nessa sexta, isso significa chuva a qualquer momento do dia, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado. No Norte e Noroeste, a chuva demora um pouco mais para chegar e as temperaturas ficam elevadas.

Próximos dias

No fim de semana, o tempo permanece instável. Segundo o Simepar, não há indicativo de chuvas contínuas ou duradouras sobre o estado. No entanto, são previstas pancadas durante o dia e, apesar de as temperaturas não ficarem tão elevadas, a condição de abafamento deve ser maior no período da tarde. A tendência é que os dias chuvosos permaneçam até terça-feira (10), com pancadas mais fortes a partir da segunda (9).