Investimento

Vereadores podem repassar fundo de economias à Prefeitura

A proposta de repassar o saldo de R$ 53,9 milhões do Fundo Especial da Câmara Municipal de Curitiba (FEC) à prefeitura, para aplicação em obras de infraestrutura e em serviços urbanos, deve ser votada na próxima terça-feira (10). Isso porque os vereadores aprovaram hoje (04) o regime de urgência  do projeto, que não precisará dos pareceres das comissões.

O requerimento teve 25 votos favoráveis, 9 contrários e 1 abstenção. Protocolado no dia 30 de março, o projeto aguardava a análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O primeiro-secretário da Casa, Pedro Paulo (PDT) defendeu o regime de urgência em nome da Comissão Executiva. 

“Não achamos adequada neste momento a construção da nova sede [que seria a destinação do FEC]”, argumentou. “O país está em dificuldades e isso afeta o Município, que arrecada menos e tem menos recursos para investir. A Câmara tem [quase] R$ 54 milhões de suas economias, que não vai utilizar. Achamos que o tempo do trâmite nas comissões vai atrapalhar, porque o dinheiro estará parado.”

“Este fundo tem um prazo de três anos e nós temos que devolver, já que foi economizado para a possível construção e não foi possível fazê-la”, argumentou Salamuni, líder do prefeito na Casa.