Respeite os limites

Alta velocidade é responsável por uma em cada 4 mortes no trânsito

A questão da velocidade, que é um dos fatores de risco que mais matam no trânsito (depois do uso de álcool ao volante), é um dos temas escolhidos pela campanha Maio Amarelo deste ano. A velocidade incompatível com a via foi responsável por 18,5% dos acidentes fatais ocorridos em Curitiba em 2015.

Dos 34 acidentes analisados nestas circunstâncias, ocorreram 36 mortes (dois acidentes com duas mortes cada). 22 condutores dirigiam automóveis, nove pilotavam motos, dois dirigiam caminhão e um não foi possível determinar o veículo que conduzia. Os dados são do comitê do projeto Vida no Trânsito.

A faixa etária que mais morre por este motivo é dos 20 aos 29 anos. Foram 16 óbitos nesta faixa etária. A maioria das mortes ocorreu no local do acidente. Apenas um quarto delas ocorreu posteriormente, no hospital. O Contorno Norte e o Contorno Sul, vias de alta velocidade, são os locais que concentram a maior quantidade de óbitos, se comparado a quantidade com a extensão das rodovias.

Foram, respectivamente, 0,92 e 0,89 óbitos por quilômetro. Dentro da cidade, a avenida que mais “matou” foi a Juscelino Kubistchek de Oliveira (marginal do Contorno Sul), que registrou 0,87 morte por quilômetro.