Domingo de festa

1º de Maio da Força Paraná fará ato por mais tolerância

O tema do 1º de Maio Solidário desse ano é “Por mais tolerância e contra a retirada de direitos”. O objetivo é conclamar a população sobre a necessidade de tolerância e do diálogo com quem pensa ou tem opiniões divergentes entre si. “Infelizmente, com o radicalismo que tem tomado conta dos debates políticos, temos presenciando o aumento de casos e cenas lamentáveis de intolerância, com agressões físicas e morais entre quem tem posições políticas e ideológicas diferentes entre si. Isso é um prejuízo enorme para o direito constitucional de liberdade de opinião, um dos pilares da nossa democracia. Precisamos tomar consciência da necessidade do diálogo para buscar a solução para a crise”, alerta o Coordenador Estadual do 1º de Maio da Força Paraná, Sérgio Butka.

Para marcar essa busca por mais tolerância e respeito será realizado um ato pedindo mais diálogo e repudiando toda e qualquer forma de agressão e violência contra quem tem opiniões divergentes entre si. Um manifesto será lido e colocado em votação na abertura oficial do evento, às 14h. O manifesto será assinado pelas autoridades presentes como compromisso de se buscar a paz e o respeito.

Atrelada à busca pelo diálogo, estará a luta contra a retirada de direitos. O objetivo é utilizar o Dia do Trabalhador para alertar a população sobre as ameaças que pairam sobre seus direitos. Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), apontou que existem 40 projetos no Congresso Nacional que ameaçam os direitos trabalhistas. Além disso, a Central Sindical vai denunciar as medidas do documento “Ponte para o Futuro”, do PMDB de Michel Temer, que propõe a desvinculação orçamentária, ameaçando os investimentos em saúde e educação; a flexibilização dos direitos trabalhistas, sociais e ambientais; o fim da política de valorização do salário mínimo e a desindexação do reajuste das aposentadorias, entre outras medidas prejudiciais aos trabalhadores.

130 anos do Dia do Trabalhador

Durante o evento, também será celebrado os 130 anos do Dia do Trabalhador. A data foi criada para homenagear os trabalhadores mortos em Chicago (EUA), durante e após uma greve geral, iniciada no dia 1º de maio de 1886, para exigir redução da jornada de trabalho, que chegavam até à 18 horas diárias, e por melhores condições de trabalho. Com o passar dos anos a data passou a ser referência dos trabalhadores na luta por mais direitos e de comemoração das conquistas alcançadas.

Abertura oficial será às 14h

As atividades do 1º de Maio iniciam às 10h. A abertura oficial com a presença de autoridades políticas e lideranças sindicais, comunitárias e religiosas será às 14h.

Doação de alimentos e solidariedade: a marca do 1º de Maio da Força PR

Como já é tradição, durante o 1º de Maio Solidário, a Força PR estará recolhendo alimentos que são doados pelos trabalhadores e depois revertidos para instituições beneficentes. Até agora, somando as 14 edições do evento, já foram arrecadadas 880 toneladas de alimentos.

Sorteio de 10 carros e mil cursos de qualificação profissional

Durante o 1º de Maio Solidário também acontecerá o sorteio de dez (10) carros 0KM e de mil cursos digitais de qualificação profissional. “Em tempos em que a recessão econômica se aprofunda, entendemos que a qualificação profissional é uma estratégia de defesa do trabalhador contra o desemprego. Por isso, estamos sorteando esses cursos digitais para que o trabalhador possa estar preparado para se defender da crise”, diz Sérgio Butka. Para concorrer aos prêmios, as pessoas devem trocar alimentos não perecíveis por cupons nos locais do evento. Cada 1 kg vale 1 cupom.

Shows musicais e churrasco do trabalhador

Durante todo o dia, também acontecerão shows musicais. O principal fica por conta da dupla Jean & Julio, famosa pela sua participação nos principais festivais sertanejos e casas de show do Brasil.

No local, também estará à disposição diversas atividades com brincadeiras para as crianças, praça de alimentação e churrasco com costela de chão.