Dia D

Curitiba atinge 56% da meta de vacinação na tarde de sábado

Curitiba contou com 34 postos de vacinação neste sábado, Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Na cidade, a vacinação começou na última segunda-feira (25) e até a tarde deste sábado 181.235 pessoas já haviam recebido  a dose. Entre as crianças com idades de seis meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes e mães que tiveram filhos há menos de 45 dias (puérperas), 55,9% já foram vacinados.

Nestes grupos, a meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar pelo menos 260 mil pessoas – o equivalente a 80% do total destes públicos, que totalizam aproximadamente 320 mil pessoas. Portadores de doenças crônicas e trabalhadores da área de saúde também têm direito de receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, destaca a importância da vacinação contra a gripe, mas ressalta que ela deve ser associada à intensificação dos cuidados com a higiene das mãos – lavagem frequente e uso de álcool gel – e à ventilação dos ambientes. “Nos dias mais frios, a tendência é as pessoas fecharem todas as janelas para impedir a entrada do ar frio. Mas isso acaba facilitando a propagação dos vírus. O ideal é manter sempre os ambientes ventilados”, salienta.

A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria, Juliane Oliveira, afirma que Curitiba já recebeu 300 mil doses da vacina e ainda deve receber novos lotes, que são enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o que garante a vacinação de todos os públicos definidos pelo Ministério da Saúde. Ela lembra que os grupos contemplados na campanha de vacinação contra a gripe são definidos pelo Ministério da Saúde, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Têm direito a receber a vacina contra a gripe pelo Sistema Único de Saúde as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a até 5 anos incompletos, gestantes em qualquer período; mulheres que tiveram bebês há menos de 45 dias; trabalhadores da saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas com indicação, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.