Dose garantida

Primeiro dia de vacina contra a gripe tem mais de 53 mil vacinas aplicadas

Só na última segunda-feira (25), primeiro dia da campanha de vacinação contra gripe na rede pública, 53.550 pessoas foram imunizadas em Curitiba. Segundo o balanço divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, 52.224 são gestantes, crianças de seis meses a menores de 5 anos, mulheres que tiveram bebês há menos de 45 dias e idosos. Isso representa 16,1% do público-alvo de 320 mil pessoas. Os demais vacinados são trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas, que também têm direito de receber a dose pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha vai até 20 de maio, mas a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Juliane Oliveira, explica que é vantajoso receber a dose no início devido ao período necessário para o organismo desenvolver os anticorpos contra o vírus. A campanha é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Tranquilo

Após o início da campanha com movimento intenso nas unidades de saúde da capital, ontem o dia foi mais tranquilo. Na unidade de saúde da Praça Ouvidor Pardinho, no Rebouças, a fila ontem estava menor. “Vi na TV que o primeiro dia estava muito movimentado e optei por esperar”, disse Denise Pereira, que levou o filho de oito meses. “Tomo todos os anos, mas nunca vou no primeiro dia. Acho que o povo se assustou, por isso tinha tanta gente”, comentou Ivete de Melo, de 70 anos. Já na unidade de saúde do Fanny, até o começo da tarde foram vacinadas 300 pessoas. No primeiro dia, foram 530 doses. Não havia fila de espera.

Em todas as unidades de saúde, a orientação é para que os enfermeiros verifiquem o calendário de vacinação das crianças e apliquem eventuais doses faltantes.