Atos públicos

Curitiba terá quatro protestos simultâneos neste domingo

Quatro grupos distintos marcaram manifestações públicas para a tarde deste domingo (17), em Curitiba, que devem se estender até a votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados.

Três destes atos estão diretamente relacionados aos acontecimentos políticos: serão promovidos por grupos favoráveis (dois) ou contra (um) o processo de impedimento. Por causa disso, a Polícia Militar (PM) preparou um esquema de segurança, com o reforço do policiamento em três turnos. Os manifestantes não poderão sair em passeata.

Um dos atos pró-impeachment será realizado na Praça Santos Andrade, com organização do Movimento Brasil Livre (MBL). O grupo instalará dois telões, por meio dos quais os manifestantes poderão acompanhar ao vivo a votação do processo contra a presidente. “Agora, não tem como eles se sustentarem. O governo vai levar uma lavada. O evento vai acabar sendo uma festa da democracia”, disse Eder Borges, líder do MBL.

A 1,5 quilômetro dali, na Praça Rui Barbosa, devem se reunir os contrários ao impeachment. Batizado de “Na democracia cabem todas as cores”, o ato foi convocado pela Frente Brasil Popular,que congrega movimentos sociais e partidos de esquerda. Também haverá telões, com transmissão da votação da Câmara, além de outras atividades culturais. Na sexta, havia 700 confirmados, pelo Facebook.

Outro grupo pró-impeachment, coordenado pelo Movimento Curitiba Contra a Corrupção, se reunirá em frente ao prédio da Justiça Federal, no Ahú. Até sexta, mil pessoas haviam confirmado presença no ato. Parte dos manifestantes estão acampados no local.

No mesmo horário, manifestantes da Marcha da Maconha se concentrarão na Praça Osório, no Centro. O único ato que não está diretamente relacionado ao processo de impeachment também será o único com autorização para se deslocar. A PM definiu um trajeto que evite que a passeata encontre outros grupos de manifestantes.

Policiamento

Por questões de segurança, a Polícia Militar não divulga o efetivo que será usado no policiamento das manifestações deste domingo (17), mas destacou que reforçou a equipe. Além de agentes do 12.º Batalhão (responsável pela área), a operação vai contar com policiais do 13.º, 20.º e 23.º Batalhões, além do Batalhão de Trânsito, Polícia Montada e Patrulha Escolar. A Guarda Municipal e o Batalhão de Policiamento Aéreo também vão participar da ação. A operação começa às 10 horas, com reforços às 15 horas e às 17 horas.

“Vamos colocar um efetivo um pouco maior que em outras manifestações. O que esperamos é que as pessoas venham às ruas, mas que deem um exemplo de cidadania, que se respeitem, sem vandalismos ou rixas”, disse o coronel Antonio Zanatta Neto, comandante do 12.º Batalhão.

Além do policiamento ostensivo, a PM vai destacar agentes do serviço de inteligência, que ficarão à paisana entre os manifestantes, para identificar possíveis focos de distúrbios. “Se for necessário usar um pouco mais de energia para conter ânimos, também teremos o Batalhão de Operações Especiais, que estará de prontidão, para o caso de situações específicas”, afirmou o coronel.

No interior

Grupos pró-impeachment marcaram manifestações também em cidades do interior, como Ponta Grossa, Londrina, Irati, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, Dois Vizinhos, Maringá e Guarapuava, segundo o Movimento Brasil Livre.