Desespero

Casas são destelhadas após temporal em Curitiba

A Defesa Civil de Curitiba registrou atendimento a 358 famílias que tiveram problemas por causa da chuva de granizo e o vento forte que atingiu Curitiba nesta quarta-feira (30). A informação foi divulgada por volta das 10h desta quinta-feira (31) e segundo a prefeitura de Curitiba, as regiões com mais registros de pessoas prejudicadas foram no Tatuquara e na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Mais de 12 mil metros de lona foram entregues por meio do posto de distribuição montado na Regional do Tatuquara. A localidade mais afetada foi a região compreendida entre as ruas Luiz Bertoldi e Humberto Bertoldi, na Vila Rio Bonito. Os loteamentos Cajueiro, Dom Bosco, Monteiro Lobato e Santa Rita também concentraram muitas ocorrências.

Os pedidos de ajuda começaram às 19h, através do telefone do Núcleo Regional da Defesa Social do Tatuquara. Para atender as famílias a Defesa Civil da regional solicitou reforços dos núcleos do Portão, Pinheirinho e da Matriz. Equipes da administração regional, da Guarda Municipal, agentes de Defesa Civil e do Batalhão do Corpo de Bombeiros do Portão atuaram no socorro às famílias.

A prefeitura continua prestando atendimento e orienta as famílias que necessitam de ajuda a procurar a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da Fundação de Ação Social (FAS), mais próxima. As informações completas com endereços estão aqui.

A preocupação da prefeitura é para que as famílias tomem cuidado com o descarte das telhas quebradas para não jogarem em terrenos baldios. O material deve ser colocado na frente das casas e deve ser pedida a remoção pelo telefone 156.

Mais chuva

Nesta quarta-feira, choveu foi registrado 42 milímetros de chuva na cidade. Para quinta, a previsão é de mais chuvas fortes durante a tarde. O alerta se estende para a região metropolitana de Curitiba.

Quem precisar de ajuda deve ligar nos seguintes telefones:

Defesa Civil: 199
Guarda Municipal: 153
Corpo de Bombeiros: 193

Outras cidades

As chuvas fortes afetaram 3.510 pessoas e danificaram 721 residências, em seis municípios paranaenses. Conforme boletim da Coordenação estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado às 9 horas desta quinta-feira (31) foram atingidos, além de Curitiba, Araucária, Campo Largo e Mandirituba (RMC), Castro (Campos Gerais) e São Mateus do Sul (Sul).

A situação mais grave foi em Campo Largo, onde a tempestade de granizo danificou 300 residências e afetou 1.505 pessoas. Cinco famílias permanecem desalojadas. Na capital foram afetadas mil pessoas, com 200 residências danificadas. Em São Mateus do Sul a tempestade afetou 500 pessoas e, em Araucária, 400.

O capitão Romero Nunes da Silva, da Defesa Civil, explicou que, emergencialmente, foram distribuídas lonas para cobertura das residências. “Agora, o trabalho é de detalhamento dos prejuízos e verificar se há necessidade de ajuda humanitária”, disse ele.