Estreia na próxima semana

Primeiro ônibus híbrido articulado da América Latina chega a Curitiba

O primeiro ônibus híbrido articulado em operação regular na América Latina começa a circular na próxima semana na linha Interbairros II, em Curitiba. Apresentado pelo prefeito Gustavo Fruet na manhã desta sexta-feira (18), o HibriPlus tem capacidade para 154 passageiros, ar condicionado, wi-fi, acessibilidade e piso baixo (sem degraus) facilitando o acesso de usuários com deficiência, idosos e cadeirantes, além de design interno que prioriza o conforto do passageiro.

Produzido pela Volvo, o novo híbrido será testado ao longo de seis meses para avaliação de eficiência operacional e de índices de emissão de poluentes. Com tecnologia de emissões Euro VI, somada à tecnologia híbrida, o HibriPlus emite até 39% menos CO2 e 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) que veículos similares Euro V movidos a diesel.

O teste faz parte do acordo de cooperação firmado em 2013 entre a Prefeitura de Curitiba e o governo da Suécia, voltado ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias em soluções urbanas sustentáveis. A próxima etapa prevê o desenvolvimento de um ônibus que funcione 70% do tempo no modelo elétrico, a ser testado em Curitiba ainda neste ano.

“Estamos trazendo para Curitiba uma nova tecnologia, resultado de uma parceria que é um orgulho para a cidade. O que estamos vendo, na apresentação dos projetos do acordo de cooperação com a Suécia e na apresentação deste novo ônibus, é que Curitiba está no rumo certo, trabalhando com serenidade, responsabilidade e em parceria em projetos que vão estruturar a cidade para as próximas décadas”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet.

O presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta, destacou o envolvimento da empresa com Curitiba. “Temos uma longa história com a cidade, de contribuição para o desenvolvimento do sistema de transporte público. Mantemos nosso compromisso de trazer para Curitiba o que há de mais avançado em tecnologia de transporte urbano, e que esteja alinhado às demandas mundiais de redução de emissão de poluentes”, disse.