Futuro incerto

Impasse em licitação deixa donos de ‘food trucks’ na expectativa

Um impasse sobre a licitação dos food trucks, que se arrasta desde julho de 2015, deixa incerta a data de quando os empresários vão poder operar em locais públicos de Curitiba. O vice-presidente da Associação dos Food Trucks do Paraná, Antônio Tanaka, cobra da prefeitura a publicação do edital que defina horários e locais disponíveis, e admite: “Enquanto não sair a licitação, há food trucks que trabalham na ilegalidade, com riscos pro consumidor”. O imbróglio só abrange locais públicos. O decreto que regulamenta a Lei 14.634 foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet em 8 de julho de 2015 e autorizou a circulação dos veículos adaptados em locais privados. A Secretaria Municipal do Urbanismo se comprometeu a lançar em até 90 dias a licitação pra definir os locais públicos em que eles podem funcionar. Seis meses depois, não há previsão pra que isso aconteça.

Previsão

A prefeitura informou que o edital de licitação para definir os locais públicos em que será permitida a presença dos trucks será publicado apenas quando houver um número mínimo de veículos (15 a 20) regularmente cadastrados. O município cogita disponibilizar de 30 a 50 pontos.

Em novembro, o poder público municipal abriu um cadastro dos food trucks para agendamento da inspeção do veículo. Mas a adesão dos empresários foi baixa. A Associação dos Food Trucks do Paraná conta atualmente com 48 associados, mas estima que haja mais de 140 veículos em Curitiba. Até o momento, segundo a entidade, nenhum conseguiu se cadastrar devido à grande lista de exigências, que envolve seis secretarias e o Instituto de Turismo de Curitiba.

Voltar ao topo