Saúde

Sábado é dia de Hora H contra o mosquito da dengue

O Governo do Estado mobiliza a população do Paraná para a campanha Hora H: Todos Contra o Mosquito da Dengue. Às 10h da manhã deste sábado (6) será o momento de todos agirem para ajudar a acabar com o Aedes aegypti no Estado.

“O Paraná vem combatendo diariamente o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Temos muitos municípios infestados pelo Aedes aegypti e só com a união de todos poderemos vencer o mosquito e evitar essas doenças sérias”, afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto

As 22 Regionais de Saúde vão participar da campanha. Em parceria com os municípios, as equipes organizaram diversas ações como coletas de lixo, passeatas com carros de som, visitas de agentes às residências e até foguetórios para chamar a atenção.

No município de Araucária, na 2ª Regional de Saúde, carros de som passarão pelos bairros para lembrar os moradores de vistoriar as residências. Além disso, agentes de saúde vão aproveitar o sábado (6) para visitar os imóveis que geralmente ficam fechados durante a semana.

Em Imbituva, na região de Irati, na Hora H vai ter foguetório e blitzes educativas pelas principais ruas da cidade. As ações no município contam com a parceria do Corpo de Bombeiros. Na Regional de União da Vitória, em Bituruna, os sinos das igrejas soarão às 10h em ponto, horário de começar o checklist e eliminar os possíveis focos do mosquito.

Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê vão vestir fantasias de Aedes Aegypti e falar sobre a Hora H para à população de toda a cidade de cima de um trio elétrico. Os escoteiros vão ajudar a população de Arapongas a acabar com os focos de água parada e o exército vai participar da mobilização em Apucarana.

Confira outras ações pelo Estado pelo link: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/acoes_hora_h_2016.pdf

PARCERIAS – Para envolver o maior número possível de pessoas, a Secretaria da Saúde firmou parcerias com diversas entidades religiosas e clubes de serviço no Paraná. Padres, pastores, presidentes de organizações e outras lideranças de destaque no Estado convidaram a comunidade para se juntar à campanha.

“Convidamos diferentes entidades por sua influência e por concentrarem um grande número de pessoas. Queremos conscientizar toda a população sobre o perigo da dengue e a importância de evitar a proliferação do Aedes aegypti”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide Oliveira.

Foram produzidos spots de rádio, posts e vídeos para facebook e whatsapp, além de faixas e outras peças de divulgação. As gravações envolveram lideranças da igreja católica, igreja evangélica, comunidade judaica, federação espírita, união dos trabalhadores, motoclubes e escoteiros.

Ajude na divulgação da Hora H. Todo o material informativo está disponível no site da Secretaria estadual da Saúde pelo link: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3092.

Compartilhe as imagens e vídeos da campanha nas redes sociais e curta a página da Secretaria da Saúde no Facebook: https://www.facebook.com/Secretaria-da-Sa%C3%BAde-1457418084548561/?fref=ts.