Clima tenso

Vídeo e fotos mostram São José dos Pinhais debaixo d’água após chuva forte

A chuva que atingiu São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC), no início da tarde desta terça-feira (2) deixou várias ruas e casas alagadas. De acordo com a prefeitura da cidade, os bairros atingidos foram Águas claras, Iná, Aeroporto, Suíssa, Cruzeiro, além das imediações do Rio Ressaca e da Rua Almirante Alexandrino. Segundo os moradores, a Avenida Rui Barbosa, uma das principais da cidade, também teve trechos alagados.

De acordo com a universitária Danielle Stoco, 29 anos, a água entrou em vários estabelecimentos na Rua Almirante Alexandrino. “Uma pizzaria teve os vidros da frente quebrados e arremessados, os carros que estavam estacionados foram jogados uns contra outros. Todos da quadra do posto até a farmácia tiveram prejuízos”, disse.

O técnico em telefonia móvel Mauricio Valerio, 23 anos, que mora atrás do Rio Ressaca, no Jardim Cruzeiro, explicou que sempre que chove forte, enche de água a rua de casa. “O rio não aguenta o fluxo de água e já transborda”, disse. Ainda segundo Valerio, há anos eles esperam por uma solução da prefeitura. “Há uns anos foi tão forte que chegou a derrubar o muro”, comentou.

Maria Eduarda Cavalcante, 17 anos, moradora do bairro Boneca do Iguaçu, disse que a água não chegou a entrar na casa dela, pois mora em um local alto, porém as casas de alguns vizinhos foram atingidas. Segundo Maria, essa não é a primeira vez que ocorre um alagamento na região este ano. “Sempre alagava, depois de um tempo fizeram uma obra cara e demorada. Há duas semanas voltou a encher e hoje também”, explicou a estudante.

A prefeitura informou que equipes da Defesa Civil estão nos locais fazendo o  levantamento do número de atingidos e o que secretário de Viação e Obras Públicas, Leandro Rocha, está percorrendo as imediações do Rio Ressaca para tomar as medidas emergenciais necessárias.