Saúde

Check-list auxilia curitibanos no combate ao mosquito da dengue

Para auxiliar os curitibanos no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya –, a Prefeitura Municipal de Curitiba desenvolveu um check-list para ser impresso e guiar as ações da população. Na ficha, é possível anotar as datas das inspeções para que o combate ao vetor seja constante e periódico. O material pode ser acessado neste link.

“Temos acompanhado o avanço dessas doenças e a proliferação do mosquito em várias localidades do país. Essa é uma batalha que depende do envolvimento de todos – cidadãos, poder público e sociedade civil organizada – para que a situação seja controlada”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Juliana Martins.

Entre as orientações do documento estão os cuidados com caixas d’água, garrafas, bromélias, vasos de plantas, depósitos de água, pneus, lixeiras, ralos, calhas e potes de comida dos animais de estimação. “Esses são pontos que merecem atenção semanal de todas as pessoas. Precisamos que todos se comprometam e façam a sua parte em suas casas, quintais, ruas e locais de trabalho”, convoca a diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Giselle Pirih.