É fácil economizar!

Neste verão, fique atento e saiba como economizar energia

A previsão de aumento das temperaturas em todo o Paraná nos próximos dias serve de alerta para o maior consumo de energia com refrigeração de ambientes e alimentos. Para evitar a alta na conta de energia por conta dos dias quentes, é preciso utilizar os eletrodomésticos com inteligência.

Quase 50% do consumo de eletricidade nas residências paranaenses provém da geladeira, freezers e do chuveiro elétrico. “Há alguns cuidados que contribuem muito para reduzir o consumo de energia, como evitar abrir a porta da geladeira muitas vezes, verificar se ela fecha corretamente e não colocar alimentos quentes no refrigerador”, explica Gustavo Klinguelfus, gerente de Utilização de Energia da Copel.

No caso do chuveiro elétrico – que representa cerca de 25% do consumo em uma residência -, o verão é o momento certo para economizar. Na maioria dos equipamentos, basta mudar a chave de temperatura para “verão” para reduzir o consumo em até 40%.
O ar-condicionado é outro vilão do consumo de energia. “Ao usar o aparelho, é necessário manter as janelas e portas fechadas. Em cômodos desocupados, lembre-se de desligá-lo da tomada e fazer periodicamente a limpeza das grelhas de circulação de ar, o que melhora sua eficiência”, explica.

Usar a iluminação com cautela também ajuda a economizar. Para isso, evite acender lâmpadas durante o dia e use ao máximo a iluminação natural. Prefira lâmpadas de led ou fluorescentes compactas. Embora sejam mais caras, elas consomem 80% menos energia que as incandescentes e compensam o investimento. Para mais dicas, acesse www.copel.com.

Simulador

Para quem quer saber antecipadamente quanto vai gastar com a conta de luz, a Copel mantém um simulador online de consumo de energia. Basta acessar aqui e informar a potência dos equipamentos e o tempo médio de uso diário.