Transporte

Apenas duas empresas estão sem fazer o depósito aos motoristas e cobradores

A greve que atinge parcialmente o transporte público de Curitiba e região está perto do fim. Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), perto das 11h, apenas funcionários das empresas Tamandaré e Campo Largo não haviam recebido o adiantamento do 13º salário. O atraso desta parcela motivou uma grande paralisação que atrapalhou muitos passageiros na manhã desta terça-feira.

Nesta manhã as atividades foram paralisadas em cinco empresas que não tinham feito os pagamentos. Por volta das 8h o terminal do Hauer, em Curitiba, era só fila. Passageiros não conseguiam embarcar nos biarticulados sentido Centro. Além do Hauer, passageiros enfrentam atrasos no Sítio Cercado, Boqueirão e Pinheirinho.

Cinco empresas que atuam na Grande Curitiba tinham funcionários em greve às 6h desta terça. Eram elas Consórcio Pioneiro (Sorriso, Tamandaré Filial). Na RMC: Tamandaré, Campo Largo e Araucária seguem em greve. Lembrando que perto das 11h apenas as empresas Tamandaré e Campo Largo estavam sem o depósito.

Daniel Castellano

Adiantamento não entrou!

A Urbanização de Curitiba (Urbs) fez um adiantamento às empresas de ônibus de Curitiba nesta segunda-feira (30) para que elas consigam pagar o 13.º dos motoristas e cobradores de Curitiba. É uma medida que pode evitar que haja greve no transporte coletivo da capital e região a partir da zero hora de terça-feira (1.º).

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, foi feito um depósito de 1,6 milhão nesta segunda-feira (30) e outro – de R$ 900 mil – será feito até o meio-dia de terça. Esse valor equivale ao adiamento. Outros R$ 2,5 milhões também foram repassados às viações, mas esse montante corresponde ao fluxo de caixa habitual – o pagamento que cairia nas contas das empresas na quarta-feira (2) foi feito nesta segunda (30).

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou, por volta das 19h50, que fez o pagamento de 85% do 13.º com recursos próprios das viações e que o rapasse da Urbs foi feito após o expediente bancários, “o que impossibilitou o pagamento a todos os trabalhadores nesta segunda-feira (30)”, diz a nota da entidade que representa as empresas de ônibus.