Dia decisivo

Reunião no Ministério Público pode definir greve dos motoristas e cobradores para esta terça-feira

Uma reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT), que acontece desde às 9h de hoje, pode definir a situação de motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana, que prometem cruzar os braços amanhã, se não tiverem seus direitos e reivindicações atendidos. Em assembleia na última sexta-feira, os trabalhadores aprovaram a greve para esta terça-feira.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Dino César Morais de Mattos, os trabalhadores estão abertos às negociações, no entanto, um fator será decisivo. “Participaremos da reunião, mas somente o pagamento da primeira parcela do 13º do trabalhador pode evitar a greve. Algumas empresas já fizeram este pagamento, outras prometeram fazer o depósito ainda hoje. Mas cerca de 20 empresas ainda não efetuaram o pagamento e nem garantiram que irão realizá-lo. Isto representa cerca de 10 mil trabalhadores. Esperamos que todas paguem, para não prejudicar os trabalhadores e não afetar a população”, esclarece.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) afirma que aproveitará a reunião para discutir o problema da falta de recursos para o pagamento de salários aos motoristas e cobradores. “As empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana esperam encontrar uma saída para que a população e os trabalhadores do sistema não sejam ainda mais prejudicados”.

Paraná Online no Facebook