Prepare-se!

Pedágio ficará 10% mais caro a partir de terça-feira no Paraná

Quem trafega pelas rodovias do sistema paranaense de pedágio, também conhecido como Anel de Integração, passará a pagar tarifas até 10% mais caras a partir de 1.º de dezembro. O reajuste contratual previsto varia entre 6,69% e 7,05%, porém, a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) autorizou as concessionárias a cobrarem também pelas obras não previstas em contrato, o que faz com que o reajuste anual médio fique em 10,28%.

O pedido de aumento foi apresentado pelas seis concessionárias, analisado pelo Departamento de Estadas de Rodagem (DER) e aprovado pela Agepar. A autorização será publicada em diário oficial.

O preço para automóveis de passeio no pedágio da BR-277 entre Curitiba e o Litoral do Paraná passará de R$ 16,80 para R$ 18.

O reajuste anual está previsto sempre para o primeiro dia de dezembro e é calculado a partir de uma fórmula própria, que leva em consideração as variações de preços de produtos e serviços do setor de obras rodoviárias. Em 2015, o porcentual ficou acima do aplicado no ano passado, que foi de 4,88%, mas ficou abaixo da inflação acumulada no período, que está em 9,93%.

Veja aqui a tabela com novos preços.