Irritados

Moradores de São José dos Pinhais estão na bronca com o transporte público

Descontentes com mudanças no transporte coletivo de São José dos Pinhais, cerca de 100 pessoas protestaram na tarde desta sexta-feira (27) em frente ao Terminal Afonso Pena. A bronca é com a possibilidade de desintegração do terminal, mudanças em algumas linhas, demissão de cobradores e obrigatoriedade do pagamento com cartão nas linhas urbanas.

À manifestação foi convocada pelo Facebook e a quantidade de pessoas que aderiu surpreendeu até a organizadora, a estudante Alana Cristina Rodrigues. “Não imaginei que ia tomar as proporções que tomou”, declarou.

Com cartazes, apitos e carro de som, os manifestantes se reuniram a partir das 16h. A saída de alguns ônibus foi bloqueada pelos participantes e foi anunciada “catraca livre” no terminal.

Um abaixo-assinado solicitando ação civil pública contra as empresas responsáveis pelas linhas de ônibus do município por recusarem o pagamento da tarifa em dinheiro foi distribuído entre os manifestantes. “É um absurdo não poder embarcar tendo o dinheiro da passagem”, afirmou Alana.

Mesmo não sendo usuária assídua do transporte coletivo, a técnica em enfermagem Cristiane Rodrigues fez questão de participar do protesto. Ela se demonstrou indignada com a demissão de cobradores. “Ontem mesmo conversei com um motorista que desabafou o quanto é difícil tomar conta do pessoal no ônibus, dirigir e cobrar ao mesmo tempo, e isso acaba prejudicando a população”, disse.

Conforme os organizadores, neste sábado (28) está prevista uma reunião de movimentos sociais no Terminal Central para discutir trajetos das linhas do transporte coletivo do município.