São José dos Pinhais

Pressionada, Comec suspende mudanças em linhas metropolitanas

As mudanças nas linhas metropolitanas de transporte coletivo de São José dos Pinhais, programadas para entrar em vigor neste sábado (28), não irão mais ocorrer. No início da tarde desta sexta-feira (27), a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) informou que, atendendo a um pedido da prefeitura do município metropolitano, suspendeu as alterações que havia anunciado há uma semana e decidiu manter as linhas operando normalmente.

Os cortes, fusões e mudanças de itinerários divulgados pelo órgão gestor do transporte coletivo metropolitano geraram bastante críticas de usuários do sistema nas redes sociais. A insatisfação popular com as modificações é um dos motivos para um protesto marcado para esta tarde, a partir das 16h, no terminal Afonso Pena.

O primeiro recuo da Comec aconteceu na quarta-feira, quando divulgou que a linha Curitiba/Apolo não seria mais extinta. O órgão também pretendia transformar a linha Boqueirão/T. Central em Boqueirão/Centro São José, deixando de entrar no Terminal Central; estender a linha Colombo/São José até o Centro do município; encurtar a Curitiba/Pedro Moro até a região do Shopping Cidade, passando a se chamar Pedro Moro/Vila Hauer; unificar as linhas Curitiba/Xingu e Curitiba/Braga na Curitiba/Braga (via Ouro Fino); extinguir a Prado Velho/Pedro Moro; e reduzir o trajeto da Curitiba/Independência, que passaria a ser denominada Curitiba/Afonso Pena (via BR-277) e iria só até o Terminal Afonso Pena. Para se dirigir até o bairro, o usuário teria que embarcar em uma linha urbana.